MÓDULO II
A importância das rádios comunitárias
A videorreportagem abaixo conta um pouco da história da rádio comunitária de Heliópolis, na periferia de São Paulo, que foi criada e é dirigida por uma entidade da região. A rádio foi fechada em julho de 2006, mas voltou a funcionar (obtendo registro legal) em agosto de 2008.
Os depoimentos dos moradores e participantes mostram o possível papel de uma rádio comunitária quanto a informar, organizar e divertir moradores de determinada região, sendo um instrumento de cidadania dos mesmos.
Professor, sua região possui alguma rádio comunitária? Se sim, o que acha dela? Ela cumpre objetivos como os expostos? Tem preocupações educativas? Diga nos comentários.
Quem já leu textos sobre a biografia de Roquette-Pinto sabe da faceta de etnógrafo deste pioneiro do rádio e da rádio-educação no Brasil. Para quem ainda não leu, vale a dica do perfil "Roquette-Pinto: o homem multidão", escrito por Ruy Castro (aqui).
Foi a partir desse interesse em etnografia que Roquette-Pinto, em 1912, participou da Expedição Rondon ao Mato Grosso e fez registros da mesma em "fonogramas, filmes, fotos, fichas antropométricas e objetos, conservados até hoje no Museu Nacional, [o que] dá só uma vaga idéia das condições em que tudo isso foi realizado. Roquette foi um Indiana Jones da vida real, só que mais heróico – porque verdadeiro", comenta Ruy Castro.
Acima, você vê o gravador dictaphone, com motor movido a mola, que foi utilizado por Roquette-Pinto para efetuar algumas das primeiras gravações de sons-ambiente, rituais e cantos de índios brasileiros. São registros pioneiros, entre eles o da canção indígena "Ualalocê", gravada há quase um século. Para compreender a importância dessas gravações vá à página da Sociedade dos Amigos Ouvintes da Rádio MEC na internet, que discute esse ponto (aqui).
Rádio online
Olá turma!
A internet está “recheada” de rádios online que podem ser exploradas por nós educadores, pois permite-nos entre outras coisas, conhecermos a diversidade cultural do povo brasileiro.
Segue links sobre o assunto:
1 - Artigo: Rádio online na escola: Interatividade e cooperação no ambiente de aprendizagem.
http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt16/t1616.pdf
2 - Como criar uma rádio online?
http://www.ergosum.com.br/Cogito/index.php?ct=Suporte&fct=Visualizar&spt=Artigos&aid=38
3 - Acesso online a rádios de todo o Brasil.
http://www.guiademidia.com.br/radios/brasil/bahia.htm
Vamos navegar!
Olá turm@!
Artigo "Rádio na Internet: um espaço de experimentação, educação e comunicação". Clique Aqui para acessar
Artigo "Rádio e TV na Web: vantagens pedagógicas e dinâmicas na utilização em contexto educativo. Clique aqui para acessar
Texto "Rádio Escolar". Disponível Aqui
Artigo "Radioconto, radiorromance, radiopoesia: o rádio educativo". Disponível aqui
Artigo "O Rádio Educativo no Brasil: uma reflexão sobre suas possibilidades e desafios". Clique aqui
"O rádio é a escola de quem não tem escola"
Roquette Pinto
Por muito tempo o rádio proporcionou à muitos brasileiros a oportunidade de estudarem a distância, atráves de programas educativos emitidos pelas ondas sonoras. Engraçado que quando falamos em Educação a distância imaginamos apenas o uso da internet para vincular informações. No Brasil, o rádio vêm sendo utilizado nesta modalidade de ensino desde o início do século XX.
As palavras do professor Roquette Pinto demonstram a influência do rádio na vida de muitos brasileiros que não tiveram acesso à escola e que encontraram na programação radiofônica a oportunidade de serem alfabetizados.
Esta mídia ainda continua sendo utilizada por muitas instituições de ensino para divulgar conhecimento, procurando educar a distância e tornar o conhecimento acessível para pessoas de diferentes contextos sociais, políticos e culturais.
Existem vários experiências educativas que utilizam o rádio como "espaço" para divulgar e construir conhecimentos. Estas experiências têm sido significativas, pois permitem resgatar a importância e utilidade do rádio na prática pedagógica, tendo em vista que o mesmo é uma mídia bastante popular.
Olá turm@! Estou achando todo mundo muito parado nesse módulo. Algum problema para "sintonizar"? Tem algum ruído, alguma interferência ou chiado? rsrs
Como informei por e-mail, as atividades estão no eproinfo em Módulo-Conteúdo Módulo e Módulo-Atividade turma.
Passei aqui para ajudar a achar a "frequência certa" do nosso rádio, ou melhor, do nosso módulo.
O módulo II está no ar! sintonize!
Olá turm@!
Olá turm@!
No Módulo do nosso Curso de Mídias na Educação nós estudamos a Integração das Diferentes Mídias na Educação. Agora no Módulo II veremos especificamente a utilização do rádio na educação. Já pensaram sobre isso? Conhecem algum projeto a respeito?
No texto disponível no conteúdo do nosso módulo Maria Elizabeth Almeida e Maria da Graça Moreira Silva afirmam que: "a linguagem do rádio é um excelente instrumento de socialização por meio de práticas que incentivem o protagonismo do estudante e ampliem as possibilidades para que os alunos possam atribuir significado às informações que manipulam por meio de situações que lhes despertem o prazer pelo aprender".
No artigo intitulado "O Rádio na Escola como instrumento de cidadania: uma análise do discurso da criança envolvida no processo", as autoras Elizabeth Moraes Gonçalves e Adriana Barroso de Azevedo afirmam que: "No século XXI, a educação, muito além de transmitir informações, tem por desafio formar cidadãos que saibam transformar informação em conhecimento, que saibam usar esses conhecimentos em benefício próprio e de sua comunidade. A Escola, que ao longo dos tempos se distanciou da vida cotidiana, busca hoje diminuir estas distâncias e é neste sentido que o uso do rádio na educação vem contribuir, ou seja, preencher a lacuna formada entre sociedade e escola, desenvolvendo competências e habilidades (capacidade de síntese, de raciocínio, de verbalização de idéias, etc) que viabilizem às comunidades escolares condições de realizar um projeto de vida e de sociedade melhor".





